Primeiro videogame prescrito como medicamento nos EUA

por Ricardo Altschul

Os jogos tornaram-se medicamento!

O FDA (Food and Drug Administration) acaba de aprovar o primeiro videogame de prescrição para crianças com TDAH. O EndeavorRX da Akili Interactive, anteriormente Projeto EVO, pode entrar na história: é o primeiro videogame que pode ser legalmente comercializado e prescrito como medicamento nos EUA.

O FDA está autorizando os médicos a prescrever o jogo para iPhone e iPad para crianças entre oito e 12 anos de idade com TDAH. O julgamento que mostrou maior sucesso foi conduzido por médicos que trabalham para Akili, justificando o ceticismo. Mas a legitimidade do projeto não é o ponto principal aqui. Em vez disso, o que é mais interessante sobre essa inovação é que é um sinal de uma tendência emergente para intervenções digitais em saúde mental e bem-estar.

A colisão entre a tecnologia digital e um conjunto de necessidades humanas fundamentais – saúde, bem-estar, auto-atualização – tem sido um espaço fértil para o surgimento de novas tendências nas últimas duas décadas. Há sinais claros de que os serviços digitais para o bem-estar mental estão emergindo no mainstream.

Em Alexandria, acreditamos que qualquer tendência significativa se baseia em uma necessidade humana fundamental.

Leia também

Voltar ao topo