A importância da imersão e etnografia na geração de insights

por Ricardo Altschul

INSIGHTS EM TEMPO REAL NA ERA DIGITAL

Focus groups, entrevistas em profundidade e outras técnicas qualitativas tradicionais, algumas vezes, não são suficientes quando queremos acessar oportunidades latentes mas precisam de informações ágeis e em tempo real.

Como as pessoas nem sempre estão concientes de seus comportamentos, motivações e até mesmo de suas necessidades, somos capazes de descobri-las pela observação deles em seu ambiente natural e contexto de consumo por meio de entrevistas etnográficas e imersões. Trata-se de um tipo de pesquisa qualitativa muito especial, em que a seleção do assunto é particularmente desafiadora, e o talento do observador/analista é absolutamente primordial.

Para torna-los ágeis e capazes de gerar insights em tempo-real, desenvolvemos duas metodologias e ferramentas proprietárias:

  • Ariadna® é nossa ferramenta de imersão online. Durante um curto período (Geralmente de 3 a 7 dias), moderamos um grupo online de pessoas por meio de aplicativos, publicando sobre um assunto específico que gostaríamos de ter um entendimento profundo. Propomos diferentes tarefas e pedimos que capturem e compartilhem comportamentos, contextos e hábitos de consumo em tempo real por meio de seus smartphones. É uma maneira eficaz de alcançar consumidores em momentos difíceis, onde o contato físico não é possível.

Nossa cliente da Unilever, Marcella Cohen, diz:

“A metodologia dos grupos de pesquisa via Whatsapp gerou muitos insights para nossa marca. A grande vantagem dessa metodologia é que podemos acompanhar nossos consumidores em sua rotina e entender melhor como eles se comportam diariamente. Além disso, pudemos acessar sua realidade com fotos de suas casas e dos produtos que eles compram, o que no futuro nos ajudou a criar nossas apresentações internas e tornar os insights descobertos mais tangíveis. A interação dos consumidores também foi algo que nos surpreendeu, pois eles só se envolvem no grupo quando estão disponíveis. A qualidade das informações é ótima, eles realmente tentam fornecer detalhes em suas respostas. É certamente uma metodologia que continuaremos a usar para futuros projetos de marca.”

  • Ippikus® é o nosso local de pesquisa itinerante, uma van equipada com todas as ferramentas necessárias para transportar pessoas espontâneas e em tempo real nas ruas, onde e quando forem necessárias. As entrevistas também podem ser transmitidas on-line. Obviamente, essa metodologia só é implementada em um contexto mundial quando não há riscos à saúde associados.

Na Alexandria, adoramos desenvolver novas maneiras de acessar o que é latente, tácito e – sempre – surpreendente.

Leia também

Voltar ao topo